Publicações

Informações, acessos e links para consulta aos principais trabalhos desenvolvidos e/ou publicados pela nossa equipe de profissionais, para clientes institucionais públicos e privados no Brasil e no exterior.

Periodicamente, são incluídas, também, nossas resenhas de livros e publicações técnicas nacionais e estrangeiras, cuja leitura recomendamos pelo seu relevante interesse setorial.

Flores e Plantas Ornamentais

Estudo sobre a Competitividade e Eficiência da Cadeia da Floricultura da Amazônia (Sumário Executivo).

SEBRAE/AM.Estudo sobre a Competitividade e Eficiência da Cadeia da Floricultura da Amazônia (Sumário Executivo).. Manaus, AM: 2010. Disponível em: Link.

Realizado pelo SEBRAE/AM no âmbito do Projeto Estruturante da Floricultura da Região Norte do Brasil. Abrangeu levantamentos e pesquisas de campo nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O texto publicado traz o sumário executivo do diagnóstico executado, que possui um total de 425 páginas. O trabalho foi executado pela Hórtica Consultoria e Treinamento, nos sete estados abrangidos, a partir de licitação vencida em 2008.

Flores e Plantas Ornamentais

Manuais Instrucionais para a Floricultura da Região Norte do Brasil.

SEBRAE/TO. Série composta por 5 volumes. Disponíveis em:

Flores e Plantas Ornamentais

Cadeia produtiva da Mesorregião Metropolitana de Belém (PA).

SEBRAE / PA. Perfil da cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais da Mesorregião Metropolitana de Belém. Disponível na Biblioteca Sebrae (virtual). Acesso em: 20 mar. 2007.

O estudo foi realizado pelo Sebrae/PA no âmbito do Programa Flores e Plantas Ornamentais na Região de Belém, com o objetivo de diagnosticar a estrutura, organização, coordenação e governança da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais na Mesorregião Metropolitana de Belém (PA), identificando seus principais pontos fortes e fracos, ameaças internas e externas, oportunidades e desafios, apontando, ainda, as melhores soluções e propostas para o seu pleno desenvolvimento e crescimento no futuro próximo. Foram pesquisados e entrevistados mais de 800 agentes ligados ao setor, em Belém e municípios da sua Região Metropolitana e Entorno.

O trabalho foi elaborado pelo engenheiro agrônomo Antonio Hélio Junqueira e pela economista Marcia da Silva Peetz, sócios-admistradores da Hórtica Consultoria e Treinamento.

Flores e Plantas Ornamentais

Cadeia produtiva do Distrito Federal

SEBRAE/DF; FAPE/DF; CENTRAL FLORES. Perfil da cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal. Brasília, DF: Sebrae/DF, 2005. 121 p. Disponível em: Biblioteca Sebrae (virtual) . Acesso em: 20 mar. 2007

Realizado pelo Sebrae/ DF, em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal e a Central Flores – Associação Brasiliense dos Produtores de Flores e Plantas, em 2005, envolveu pesquisas e entrevistas com mais de 350 agentes atuantes na cadeia produtiva da floricultura regional.
O Distrito Federal desponta, atualmente, como o mais promissor mercado consumidor de flores e plantas ornamentais de todo o Brasil. Frente a esse importante mercado, o setor produtivo de flores e plantas no Distrito Federal vem se consolidando e expandindo gradativamente ao longo dos últimos anos e praticamente dobrou de importância no contexto do agronegócio regional no período de 2002 até o início de 2005.
O estudo foi elaborado e executado pelo engenheiro agrônomo Antonio Hélio Junqueira e pela economista Marcia da Silva Peetz, sócios-admistradores da Hórtica Consultoria e Treinamento.

Flores e Plantas Ornamentais

Catálogo do Distrito Federal

SEBRAE/DF; FAPE/DF; CENTRAL FLORES. Catálogo das flores e plantas ornamentais do Distrito Federal. Brasília, DF: Sebrae/DF, 2005. 47 p.:il.

Elaborado pelo Sebrae/ DF, em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal e a Central Flores – Associação Brasiliense dos Produtores de Flores e Plantas, em 2005, com o objetivo de divulgar, apoiar e promover a comercialização das flores e plantas ornamentais produzidas no Distrito Federal, através da identificação das espécies com maior potencial nos mercados tanto local e regional, quanto para as vendas para outros Estados brasileiros e, até mesmo, para futuras exportações.
A Hórtica Consultoria e Treinamento respondeu pela criação, planejamento, produção, coordenação e execução técnica de todo o material.
Para obter essa publicação impressa: contatar centralflores@centralflores.com.br

Flores e Plantas Ornamentais

Potencial exportador

JUNQUEIRA, A.H.; PEETZ. M. S. Pesquisa qualitativa sobre o potencial exportador de flores e plantas ornamentais do Brasil. Campinas: Ibraflor / APEX-Brasil: Programa FloraBrasilis, 2004. 1. CD-ROM.

Plano estratégico para as exportações

JUNQUEIRA, A.H.; PEETZ. M. S. Plano estratégico para as exportações de flores e plantas ornamentais do Brasil. Campinas: Ibraflor / APEX-Brasil: Programa FloraBrasilis, 2004. 1. CD-ROM.

Ambos os estudos foram realizados, em 2004, no âmbito do FloraBrasilis – Programa Brasileiro de Exportação de Flores e Plantas Ornamentais, fruto do convênio firmado entre o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil). Tiveram como objetivos: identificar, analisar e avaliar, qualitativamente, a importância e os impactos relacionados aos anseios, expectativas, limitações, dificuldades, frustrações, experiências e potencialidades dos agentes ligados à Cadeia Produtivo-Exportadora das Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, bem como elaborar as estratégias para a inserção comercial crescente e competitiva da floricultura brasileira no âmbito do mercado internacional. Os resultados analíticos qualitativos foram obtidos a partir da realização de 8 focus groups, para os quais foram convidadas as mais expressivas lideranças da floricultura do Brasil, realizados nos principais pólos nacionais de produção.

Para obter esses trabalhos em CD-ROM: contatar ibraflor@terra.com.br

Resenhas

Flores e plantas ornamentais

Flores Tropicais

TERAO, D.; CARVALHO, A.C.P.P. de; BARROSO, T.C.S. Flores tropicais. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 225 p.:il.

capa_pubLançado no Brasil em edição bilíngüe (português/inglês), pela Embrapa, constitui-se num convite irresistível para conhecer um pouco mais sobre o universo das orquídeas, antúrios, bromélias, helicônias, entre outras plantas que compõem a floricultura tropical do País. Os objetivos são os de divulgar informações técnicas sobre os cultivos, colheita, cuidados pós-colheita e comercialização tanto no âmbito do mercado interno, quanto internacional. Artisticamente composto, inclui, além das informações técnicas e científicas, desenhos, fotos e poesias, resultando numa publicação de extremo bom gosto e altíssima qualidade editorial, o que lhe rendeu indicações em várias categorias do Prêmio Jabuti 2006.
Os profissionais da Hórtica Consultoria e Treinamento, Antonio Hélio Junqueira e Marcia da Silva Peetz tiveram a honra de participar dessa iniciativa, colaborando com o capítulo que tratou da comercialização das flores tropicais e dos aspectos fundamentais do mercado e do manuseio pós-colheita dessas plantas (p. 173-181).

Como adquirir esse livro: contatar Embrapa Livraria Virtual

Frutas

Frutas do Brasil - Pêra Produção

NAKASU, B.H.; CENTELLAS-QUEZADA, A.; HERTER, F. G. (editores técnicos). Pêra. Produção. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2003. 105 p.; il.; (Frutas do Brasil; 46).

capa_pubApresenta as tecnologias e conhecimentos relativos às exigências climáticas, cultivares, manejo, doenças e pragas, cuidados pré e pós-colheita e aspectos de comercialização para possibilitar a produção de pêras de alta qualidade. Destinado a produtores, varejistas e atacadistas interessados em impulsionar a venda e o consumo de pêra no Brasil e no exterior.

O capítulo sobre mercados interno e internacional foi desenvolvido por Antonio Hélio Junqueira e Marcia da Silva Peetz, ambos profissionais da Hórtica Consultoria e Treinamento.

Como adquirir esse livro: contatar Embrapa Livraria Virtual

Frutas

Frutas do Brasil - Pêssego Produção

RASEIRA, M.C.B; CENTELLAS-QUEZADA, A. (editores técnicos). Pêssego. Produção. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2003. 162 p.; il.; (Frutas do Brasil; 49).

capa_pubTraz informações sobre a produção nacional e internacional do pêssego e sobre os principais pólos de produção da fruta no Brasil. Contém: classificação botânica; variedades; descrição da planta; principais cultivares; condições de clima e solo para instalação do pomar; manejo, adubação e correção do solo, entre outros tópicos agronômicos. A colheita, pós-colheita e a industrialização do pêssego em calda também integram a publicação.

O capítulo sobre mercados interno e internacional foi desenvolvido por Antonio Hélio Junqueira e Marcia da Silva Peetz, da Hórtica Consultoria e Treinamento.

Como adquirir esse livro: contatar Embrapa Livraria Virtual